Se você está aqui e não sabe por onde começar para ter uma segmentação da base qualificada, vamos te ajudar a colocar essa estratégia em prática de forma efetiva. Continue acompanhando para saber mais detalhes! Primeiro passo é entender o que é uma base qualificada. Você sabe? Vamos lá! Trata-se de um grupo de contatos que tenham interesse ou predisposição para comprar, contratar ou consumir um produto ou serviço. Desse modo, é importante que a base de contatos conte com usuários em potencial para o seu modelo de negócio.
De forma exemplificada, se você possui uma loja com foco em artigos esportivos, é fundamental que a lista selecionada seja composta por pessoas que façam parte desse universo. Desse modo, será muito mais fácil performar através desta estratégia e conseguir resultados exponenciais para a empresa.
Afinal, como realizar a segmentação da base?
Você já ouviu falar sobre funil de vendas? Ele será fundamental nessa fase! Isso porque, o funil é responsável por filtrar e mensurar a fase da evolução de compra em que o lead se encontra. As etapas do funil são: topo, meio e fundo. Quando o lead está no topo, isso significa que ele não conhece ou tem um breve conhecimento do seu serviço ou produto. Portanto, nesse estágio é importante investir em estratégias de atração a fim de levar um conteúdo importante que gere conhecimento.
Na segunda etapa do funil estão os leads que já conhecem o produto ou serviço. Desse modo, é importante investir em conteúdos e estratégias que apresentem soluções para o seu cliente. E, por fim, a última etapa consiste no relacionamento e proximidade com o objetivo de converter e fidelizar um cliente. Após entender essas fases, é importante identificar qual fase o seu lead está. Partindo disso, você poderá aplicar as estratégias mais coerentes.
Dessa forma ocorre a segmentação de leads, tornando um grupo segmentado de acordo com um critério comum que pode ser motivado por vários aspectos, entre os mais comuns está o funil de vendas e o nível de interesse. Após realizar essa segmentação da base, é preciso pensar em qual estratégia é mais indicada para aquele grupo específico. Simples, não é?!
Pode ficar ainda mais quando o processo do envio é feito por uma plataforma de automação. No caso do envio de SMS, através da plataforma, é possível que aquele grupo receba a mensagem de uma só vez, tornando o procedimento ainda mais prático, assertivo e otimizado.
Sem dúvidas, essa solução veio para ficar e garantir mais facilidades. Vale destacar que muitas dessas ferramentas contam com a função de segmentação da base, contribuindo para a criação de grupos específicos. Agora ficou ainda mais fácil enviar SMS para os clientes, não é mesmo?!