A formação da base de contatos é uma das soluções mais comuns e úteis para diversos segmentos a fim de garantir mais interação com leads, além da aplicação de diversas estratégias. Nesse caso, quanto mais qualificada essa lista, maiores as chances de performar e alcançar os resultados esperados.
Portanto, é de extrema importância que as empresas busquem uma formação com mais qualidade e, para isso, é necessário investir em algumas estratégias de captação. Dessa forma, a primeira dica que damos é buscar conhecer o seu nicho e o seu público pois, somente assim, saberá como alcançá-lo e quais as melhores ações para isso.
Após esse levantamento, você perceberá que ficará mais fácil realizar essa definição. E, principalmente, com relação a formação da sua base, pois terá mais diretrizes para buscar esses potenciais clientes. Uma dessas diretrizes refere-se aos grupos de acordo com as suas necessidades e interesses. Portanto, se você procura montar a sua lista de contatos e quer saber onde buscá-los, basta se fazer uma simples pergunta: qual solução o meu produto ou serviço oferece?
Após isso, você terá uma resposta significativa, pois através dessa pergunta você chegará em uma outra resposta: quem precisa dessa solução? Pois bem! Essa deve ser a sua base de contatos qualificada, pessoas que tenham alguma necessidade ou interesse na solução oferecida pela sua empresa.
Afinal, como colocar em prática e montar a base?
Vamos dar algumas dicas de como iniciar a criação da sua base de contatos. No entanto, vale destacar a importância de se inteirar sobre a sua área de atuação, pois para cada uma existem particularidades e, consequentemente, novas oportunidades! Confira a seguir:
1. Redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais são um ótimo canal de relacionamento e, por isso, as empresas têm marcado presença nos chats, directs, messenger, entre outros meios de interação. Além de conversar com clientes, é uma forma de coletar dados e montar a sua base de contatos.
2. Landing Page
É um dos meios mais diretos e simples, pois trata-se de uma página específica, normalmente vinculada ao site da empresa, a fim de coletar dados dos potenciais clientes e, com isso, é possível garantir uma lista com maiores chances de performar.
3. Blogs
Os blogs trazem conteúdos relevantes e costumam atrair a atenção dos usuários, principalmente com relação às pautas que apelam para uma necessidade ou assunto de interesse. Portanto, é um excelente meio de captar novos leads e montar a sua base de contatos.
Por fim, essas são as principais dicas para criar uma lista de potenciais clientes, além de garantir maiores chances de performar e aumentar os resultados da sua empresa com as estratégias investidas.